Optar por um estilo de vida salutar requer sabedoria na hora de fazer as escolhas certas para uma alimentação saudável, sem abrir mão do bom paladar.
Mudar os hábitos alimentares, não é tarefa fácil. Temos de fazer escolhas que mudam o comportamento e, para isso, uma dose de motivação é fundamental para que o processo não seja encarado só como “uma dor”.
As mudanças implicam em transformar um sistema bem adaptado, em romper a zona de conforto e provocar um desequilíbrio até a implantação de um novo sistema, agora equilibrado. Isso gera tensão, nos traz sentimentos de angústia e ansiedade, o que se torna mais difícil sair do comodismo e dá saudade dos antigos hábitos.
Ser constantemente estimulado com as vantagens oferecidas pelo novo estilo de vida é o caminho para não desistir. Visar qualidade de vida tem que ser prioridade junto com o motivo que nos fez mudar de comportamento.
O primeiro passo é ter conhecimento sobre o que comer e mudar os maus hábitos que estão fixados. Trata-se de um processo de desenvolvimento da personalidade, no qual se deve buscar as informações certas, saber interpretá-las e colocá-las em prática. Após um período de adaptação uma nova rotina é estabelecida, ligada à sensação de bem-estar que vai reforçar a prática das escolhas saudáveis.
Algumas dicas podem facilitar o seu dia a dia. Aprenda a usar o tempo ao seu favor para organizar, cozinhar, fracionar em porções, guardar os alimentos higienizados e picados na geladeira. Vamos a um exemplo prático de como organizar a rotina para uma alimentação saudável: Congelar alguns alimentos, manter as frutas higienizadas e picadas com couve para o suco verde detox matinal; Deixar o feijão, lentilha ou grão de bico pré-cozidos; Separar as carnes magras pré-cozidas, ou não, em diversos tipos de cortes e em porção para as refeições principais; Folhas bem higienizadas e bem acondicionadas de modo a durarem uma semana na geladeira; Ter sempre, na geladeira, molhos caseiros especiais para dar mais sabor às saladas; Reduzir o sal e óleo dos alimentos, além de não ter doces em casa. Essas são algumas dicas para não ter desculpa de que comida saudável dá trabalho para fazer.
Dica extra: Coma comida de verdade e retire ao máximo os produtos industrializados da sua rotina alimentar. Isso já vai ser um grande passo; Procure um médico e/ou nutricionista para acompanhar o seu processo de mudança de estilo de vida e rotina alimentar e, assim, registrar o que – e o quanto – sua saúde melhorou para manter viva a motivação de mudar para melhor.
Entre em contato com um dos farmacêuticos da Pharma e Cia. Eles poderão te dar mais estímulo durante essa transição de mudança de hábitos. Conheça nossas fórmulas naturais que podem ser manipuladas especialmente para você para dar apoio emocional e físico, com compostos bioativos de origem vegetal e fitoquímicos (antioxidantes), nutrientes, probióticos e prebióticos que auxiliam na recuperação da saciedade, equilíbrio do sono, redução da compulsão alimentar, do estresse e ansiedade, além de ajudar no metabolismo, no controle das taxas laboratoriais e a desinflamar e detoxificar o organismo (eliminar líquidos e toxinas).
A Pharma e Cia espera por você!
Material elaborado por Msc Patrícia Ribas Teixeira – Farmacêutica Magistral CRF-GO 2268 e Nutricionista Clínica Funcional CRN-1 14.234, Graduada em Farmácia (UFG) e Nutrição (PUC/GO), Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFG), Pós graduada em Farmácia Magistral (UFG), Homeopatia (UFG) e Nutrição Clínica Funcional (VP Funcional/Universidade Cruzeiro do Sul)